quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Pesquisa afirma que fofoca ‘boa’ ajudou a criar cooperação entre humanos

Uma equipe do Instituto Max Plank de Biologia Evolutiva, na Alemanha, desenvolveu a teoria de que a fofoca ‘positiva' ajudou o ser humano a evoluir na direção de adquirir altos níveis de cooperação.
Foram analisados 132 estudantes através de um jogo em que os participantes recebiam somas imaginárias de dinheiro e concordavam em doá-lo ou não a outros participantes com base em comentários recebidos por terceiros.
Após 17 rodadas de simulações em que os estudantes enfrentavam diferentes situações, os cientistas perceberam que o grau de cooperação variava à mesma proporção das boas impressões recebidas a boca miúda.
Ao ajudar os indivíduos a construir sua própria reputação fora do ambiente familiar, rumores positivos os ajudaram a conquistar a confiança alheia - um aspecto fundamental para cimentar as relações sociais e, portanto, o progresso econômico. Em um artigo na revista científica Proceedings of the Royal Society, Biological Sciences, os cientistas escreveram que " a fofoca pode servir como substituto para a observação direta". O estudo ressalvou, no entanto, que a pesquisa reproduziu "um mundo benigno, sem incentivos para que os autores da fofoca sejam desonestos".

Notícia retirada da fonte:BBC Brasil

Nenhum comentário: