segunda-feira, 16 de março de 2009

Profissionais da saúde utilizam psicodrama para melhorar atendimento domiciliar

Enfermeiros, médicos, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, estagiários e motoristas do Serviço de Assistência Domiciliar participam da capacitação

A Secretaria Municipal da Saúde começou este ano a cumprir a determinação do Ministério da Saúde que prevê a capacitação de profissionais que fazem atendimento domiciliar e precisam lidar com a complexidade que envolve o domicílio.
Em Ribeirão Preto, 21 profissionais da saúde, entre auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médico, estagiários e motoristas, estão fazendo a capacitação no CAPS III para lidar melhor com as questões familiares quando têm que fazer um atendimento. As equipes fazem dramatizações dos casos reais e depois discutem o que poderia mudar naquela situação para que a família e o paciente pudessem se sentir melhor acolhidos.
"É preciso refletir com mais cuidado sobre a situação do contexto familiar. Aqui discutimos as possíveis soluções dos mais diferentes casos que atendemos e como precisamos atuar quando encontramos pacientes ou familiares com depressão ou sofrendo por solidão. Se detectarmos esses problemas, procuramos encaminhá-los para os programas sociais da prefeitura, como o PIC, aulas de artesanato, de dança, e até mesmo para as igrejas do bairro", lembra a coordenadora do SAD, Emilia Chayamiti.
As oficinas, ministradas pelo médico psiquiatra Alexandre Firmo de Souza Cruz, coordenador do Programa de Saúde Mental da SMS, fazem parte da Portaria 33602 do Ministério da Saúde, que prevê a participação do CAPSIII na preparação de equipes de Saúde de Atenção Básica que realizam visitas domiciliares. "Discutimos técnicas de entrevistas, os problemas mais comuns enfrentados e aplicamos técnica de psicodrama para avaliar as diferentes soluções. Os profissionais terão noções básicas sobre psicopatologias e adoecimentos psicológicos", lembra Firmo.

Legenda: Psicodrama ajuda profissionais do SAD a melhorar atendimento


Fonte:Coordenadoria de comunicação social da prefeitura de Ribeirão Preto

Nenhum comentário: