segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Morre em Brasília o psicodramatista francês Pierre Weil

Faleceu no último sábado, 11, aos 84 anos, o psicólogo e psicodramatista Pierre Weil, um dos precursores do movimento psicodramático no Brasil, fundador da Unipaz, autor de vários livros e criador do Psicodrama Triádico. Pierre estava no campus da Universidade da Paz , em Brasília.

Francês, Pierre chegou a Belo Horizonte ainda nos anos 60 para dirigir o Centro de Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos do Banco da Lavoura de Minas Gerais. Ainda na capital mineira o psicólogo foi professor e chefe do departamento de psicologia transpessoal da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, e fundador da Sociedade Brasileira de Psicodrama. Em Brasília Pierre Weil fundou, junto a Roberto Crema, a Unipaz, Universidade da Paz, entidade voltada para a criação de profissionais através da formação holística de base.


Na psicologia Pierre deixou grandes inovações. Entre elas está o Cosmodrama, uma ampliação da técnica do psicodrama para assuntos como a morte, o renascimento, a vida e transformações, processo aceito formalmente pela UNESCO em uma série de seminários vivenciais chamados de "A arte de viver em paz". O psicólogo escreveu cerca de 40 livros, entre eles "O corpo fala", "Neurose do paraiso perdido", "A morte da Morte" e "O compendio de psicologia transpessoal".

Nenhum comentário: