sexta-feira, 4 de julho de 2008

Aplicabilidade do Psicodrama

Criado por Jacob Levy Moreno, médico romeno nascido em 1889, de origem judaica (sefaradim) e falecido em 1974 em Beacon/EUA, o PSICODRAMA é um método de intervenção e pesquisa nas relações interpessoais, na forma grupal e individual. O Psicodrama sob a ótica psicoterápica é desenvolvido em clínicas, hospitais e consultórios médicos - psicológicos. Em sua vertente educacional é muito difundido em escolas, empresas e instituições comunitárias. Na Universidade integra currículos de cursos de Psicologia, Medicina e Educação além de ser ministrado em cursos de pós-graduação.

CLÍNICA
Na clínica individual o psicodrama clássico deu origem à Psicoterapia da Relação e ao Psicodrama Interno . A Psicoterapia da Relação tornou as técnicas mais ágeis e rápidas, aplicadas em cenas do "aqui e agora", e que também têm a qualidade de presentificar cenas ocorridas no passado.
O Psicodrama Interno é o trabalho terapêutico de imagens visuais internas, realizado a partir de uma maior conscientização corporal, em que se atinge um estado alterado de consciência, onde a pessoa tem condição de se visualizar internamente, como se sonhasse acordado.
Na área clínica o Psicodrama também tem sido aplicado a portadores de deficiências físicas e/ou mentais com objetivos de resgate da auto-estima e da qualidade de vida, dando-lhes uma nova visão de sua auto-limitação, muitas vezes imposta pela própria sociedade, e capacitando-os de modo mais amplo para a vida.
Em Instituição de dependentes químicos , as técnicas psicodramáticas são utilizadas para que o indivíduo perceba a sua relação com a dependência da droga, seu papel na família, adquirindo, assim, maior consciência de seus conflitos.
Com relação à sexualidade técnicas psicodramáticas têm sido aplicadas com sucesso, em terapias de grupo tematizadas e por tempo limitado . Têm por finalidade o resgate da função sexual, através da avaliação dos vínculos afetivos e suas limitações, reconhecimento de dificuldades e do enfrentamento de situações temidas e incapacitantes.
A área de saúde sexual e reprodutiva também tem sido trabalhada em grupos ( sociodramas ), que escolhem questões que lhes interessam: namoros em todas as idades, sexo seguro, diferenças sexuais entre homens e mulheres, homossexualidade, são temas que mais aparecem.
Técnicas psicodramáticas têm sido aplicadas também em oficinas de transtornos alimentares ,onde são trabalhadas as representações ligadas à alimentação e auto-imagem, desvelando-se, assim, necessidades e carências fundamentais que a pessoa até então ignorava.

Fonte: Febrap

Nenhum comentário: